quarta-feira, 30 de abril de 2008

Churrascaria do Chico em Belo Jardim

Photobucket

Chico vive em Belo Jardim

Às margens da rodovia BR 232, na altura de Belo Jardim, Município do agreste pernambucano, há um simpático local, destinado a alimentar viajantes.

Trata-se da “Churrascaria do Chico”. Quando estive em Belo Jardim, visitei o local e aproveitei para saborear uns apetitosos frangos assados, regados com muito refrigerante (ou com cerveja bem gelada, para quem gosta).

Eu só não conseguia entender direito o porquê do vai-e-vem de pratos para uma sala reservada do restaurante.

Perguntei quem estava comendo tanto e me disseram que era o dono do local, um tal Francisco não sei de quê.

Era tanto prato entrando e saindo que a minha curiosidade só aumentava, mas os seguranças do local não permitiam o acesso à sala reservada, pois o dono já era senhor de idade avançada e não gostava de ser interrompido enquanto comia.

Disseram-me, ainda, que a cada dia o tal Francisco tirava uma hora para contar um dedinho de prosa. Ficava falando sem parar sobre incríveis aventuras que vivera no passado com um descendente de irlandês, nos EUA e em outros lugares do mundo.

As histórias eram tão mirabolantes, que ninguém acreditava nelas, pois se referiam a monstros de aço gigantes, índios em pé de guerra, viagens à África, só para dar alguns exemplos.

A essa altura, já estava mais do que curioso, pois eu tinha que saber quem era esse simpático velhinho que tanto alegrava aquele lugar.

Fiquei espiando e, quando abriram a porta para levar mais comida ao velhinho, pude ver, de relance, um senhor bem gordinho e baixinho, com um bigode todo branquinho, exclamando:

"Caramba y carambita, tragam mais frangos assados!!"

Se não acreditam em mim, perguntem ao Sílvio Raimundo, bonelliano de longa data e morador dessa Bela Cidade.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Zagor Extra 14 - Os Amotinados

Photobucket

ZAGOR EXTRA 14 - OS AMOTINADOS

Texto: Mauro Boselli - Desenhos: C. R. Marcello/Mauro Laurenti

Um enorme rosto esculpido na pedra, o rosto do capitão Hudson. E, preso no gelo, um veleiro: o Fury do capitão Nordhal. É aqui que se dará a última e mortal partida entre Zagor e seus companheiros e os amotinados guiados por Nat Murdo!

Revista publicada em 29 de abril de 2005.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Zagor Extra 13 - A Esfinge do Ártico

Photobucket



ZAGOR EXTRA 13 - A ESFINGE DO ÁRTICO



Texto: Mauro Boselli - Desenhos: Carlo Raffaele Marcello


Nat Murdo se livra de sua máscara, expondo suas reais intenções. E os marinheiros amotinados se aliam aos misteriosos inuits de olhos azuis. É a fantástica viagem de Zagor a todo vapor!

Revista publicada em 28 de março de 2005.

domingo, 27 de abril de 2008

Reformulada a Seção Zagoriana no Portal TexBR

Recentemente, o Portal TexBR, idealizado por Gervásio Santana de Freitas, reformulou toda a sua estrutura e a seção dedicada ao nosso Espírito da Machadinha não ficou de fora.

Para conferir como ficou o novo lay-out, basta clicar aqui.

Abraços do JR.

Photobucket

Zagor Extra 12 - Passagem a Noroeste

Photobucket

ZAGOR EXTRA 12 - PASSAGEM A NOROESTE

Texto: Boselli - Desenhos: Marcello

Zagor e Chico partem com o capitão Fishleg e sua tripulação para encontrar um grupo de exploradores que partiu em busca da lendária Passagem a Noroeste e que agora se encontram presos entre as geleiras árticas.

Revista publicada em 28 de janeiro de 2005.

sábado, 26 de abril de 2008

Resposta a comentários de Diego Lobato

Diego Lobato escreveu um comentário em relação ao post de 07/05/07. Eis as suas palavras:

"Esse pôster de Zagor foi desenhado com q tipo de pintura,à lápis,carvão ou o q???nossa ficou ótimo e deu pra ver a sua coleção na estante, lombada amarela(record), lombada branca(Vecchi e globo). nossa vc deve ser o kra q tem + coisa sobre Zagor...só pra variar"

Bom, na verdade, Diego, preciso fazer algumas correções: as revistas do Zagor com lombada amarela são da série italiana TuttoZagor. Os gibis com lombada branca são da coleção Zagor Gigante, também italiana.

Realmente, tenho uma infinidade de coisas sobre o Espírito da Machadinha, mas estou longe de ser o maioral, hehe.

Por fim, quanto ao pôster, vou perguntar à pessoa que o fez e depois eu lhe informo.

Um abraço.


JR

domingo, 20 de abril de 2008

Zagor Extra 11 - O Explorador Desaparecido

Photobucket


ZAGOR EXTRA 11 - O EXPLORADOR DESAPARECIDO



Texto: Boselli - Desenhos: Marcello


Começa nesta edição uma nova e absolutamente imperdível fase nas aventuras do Espírito da Machadinha. É a seqüência das viagens de Zagor e Chico, período considerado pelos italianos como um dos melhores de toda a vida editorial de Zagor. Nossos heróis partem com o capitão Fishleg e sua tripulação para tentar resgatar um grupo de exploradores que partiu em busca da lendária Passagem a Noroeste e que agora se acham presos entre as mortais geleiras árticas.


Revista publicada em 28 de janeiro de 2005.

sábado, 19 de abril de 2008

Zagor Extra 10 - O Navio Negreiro

Photobucket


ZAGOR EXTRA 10 - O NAVIO NEGREIRO


Texto: Burattini - Desenhos: Ferri


Zagor e Chico ajudam Liberty Sam a livrar sua esposa das mãos do homem que a comprou, além de livrarem outros escravos que, junto a eles, tentarão algo inusitado: tomar um navio negreiro para voltar à África.


Revista publicada em 30 de dezembro de 2004.

Zagor Coleção. Um sonho possível?

Muitos Zagorianos têm discutido, com freqüência, no fórum do Portal TexBR, sobre a possibilidade de uma nova coleção dedicada ao Espírito da Machadinha, desta vez, publicando em ordem cronológica as aventuras do nosso herói e de seu inseparável amigo barrigudo.

Entendo que é um ótimo momento para a Mythos lançar essa empreitada, porque Zagor já está consolidado no Brasil.

É essencial que as revistas sigam rigorosamente o padrão italiano, ou seja, tenham formato italiano e o mesmo número de páginas.

O que os Amigos acham? Talvez, se inundarmos a redação da Mythos de e-mails e cartas, ela atenda os nossos pedidos.

Então, aproveitem os bons ventos e escrevam agora mesmo para o Editor Dorival Vitor Lopes: dvitor@mythoseditora.com.br ou mandem uma carta para

NOTÍCIAS DE DARKWOOD
MYTHOS EDITORA LTDA
AV. DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA, 753 - ALTO DE PINHEIROS
05458-001 SÃO PAULO - SP

Escrevam, escrevam escrevam!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Zagor 85 - Zagor Contra o Tecedor

Photobucket




Zagor 85 - ZAGOR CONTRA O TECEDOR



Texto: Burattini * Desenhos: Verni




Zagor recebe uma encomenda em Darkwood que o leva a recordar uma antiga aventura em que ele enfrentou o misterioso vilão Tecedor. Quando o Espírito da Machadinha vai a Kingston investigar quem teria enviado a encomenda, ele e Chico se vêem envolvidos em uma intrincada teia de perigos e atentados políticos. Depois de cair nas mãos de seus diabólicos adversários, Zagor parece perdido... quando um imprevisível golpe de cena reabre a partida!


18 de abril nas bancas

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Zagor Extra 9 - Liberty Sam

Photobucket

ZAGOR EXTRA 9 - LIBERTY SAM


Texto: Burattini - Desenhos: Ferri

No sul dos Estados Unidos, Zagor e Chico acabam reencontrando um velho amigo: Liberty Sam, companheiro de lutas do falecido Manetola. Tido como morto, Sam está novamente preso a grilhões, como escravo, mas dentro de seu coração ainda ardem as chamas da liberdade e seu espírito não se entregará sem luta.

Revista publicada em 29 de novembro de 2004.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Zagor Extra 8 - A Pousada dos Enforcados

Photobucket

ZAGOR EXTRA 8 - A POUSADA DOS ENFORCADOS


Texto: Boselli - Desenhos: Ferri

Zagor e alguns amigos decidem passar a noite em uma pousada abandonada onde, algum tempo atrás, ocorreu uma terrível tragédia: dois irmãos fora-da-lei haviam sido enforcados. E tudo leva a crer que os espíritos deles flutuam inquietos por entre as ruínas. Mas com que intenção?

Uma nova fase em sua revista Zagor Extra, trazendo histórias da série italiana do Espírito da Machadinha nunca antes publicadas no Brasil. E a partir da edição 7, com distribuição nacional.

Revista publicada em 29 de outubro de 2004.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Zagor Extra 7 - Um Homem sem Passado

Photobucket

ZAGOR EXTRA 7 - UM HOMEM SEM PASSADO

Texto: Cuna-Colombo-Cajelli

Desenhos: Rubini

Zagor e Chico encontram um homem ferido e sem memória e o levam a uma aldeia shawnee para que possa se curar de seus ferimentos. Os índios o acolhem e começam a chamá-lo de Askenay, o "homem que não se lembra". Será ele um aliado ou um perigoso inimigo? A verdade pode vir à tona trazendo um passado obscuro e ameaçador e fazendo Zagor se arrepender de ter salvo a vida desse homem.

Espetacular aventura inédita e completa, e – pela primeira vez na história da Bonelli Comics – foi publicada no Brasil antes de ter saído na Itália. Isso mesmo, leitor... graças a um esforço conjunto dos editores italianos e da Mythos, os brasileiros tiveram a honra de ler essa aventura antes dos fãs italianos.

Revista publicada em 27/09/2004.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Zagor Speciale 20 - A Pista dos Assassinos

Photobucket

Speciale Zagor n. 20 - anual - A pista dos assassinos

Roteiro e argumento: Luigi Mignacco


Desenhos: Marco Torricelli

Capa: Gallieno Ferri

O pequeno Thomas Ward, filho de um rico homem de negócios de Boston, vê seus pais serem massacrados, durante uma viagem pela floresta de Darkwood. Misteriosos peles-vermelha são acusados pela agressão e eles, após agirem no escuro da noite, fogem sem deixar vestígios. A tragédia marca a vida do garoto, que escapou da chacina: Thomas cresce vítima de pesadelos e angústias que o atormentam. Já homem feito, o jovem Ward decide enfrentar seu próprio medo e, graças a Zagor, que o guia, volta ao lugar da emboscada. Não longe dali, está a cabana de um feiticeiro capaz de transportar os homens de alma lacerada no País das Sombras, em uma viagem nas profundezas do próprio coração, para enfrentar os demônios que os devoram. Mas os assassinos que agiram há muitos anos estão ainda nos arredores e pretendem terminar o serviço que deixaram incompleto naquela época.

Eis duas imagens capturadas do site da SBE:

Photobucket

Photobucket

Nas bancas italianas a partir de 17/04/08.

domingo, 13 de abril de 2008

Zagor 513 - Às Margens do Vulcão

Photobucket

Zagor n. 513 - mensal - Às Margens do Vulcão

Roteiro e argumento: Luigi Mignacco


Desenhos: Gianni Sedioli

Capa: Gallieno Ferri

Zagor, Tonka e seus valorosos aliados índios recuperam a pedra negra roubada por Dark Moon e, para impedir que sirva para criar outros monstros, pretendem destruí-la. O único modo de isso acontecer é jogando-a no magma fervente de um vulcão. Mas, enquanto o Espírito da Machadinha se apressa em cumprir a missão, o malvado feiticeiro do rosto tatuado e os sobreviventes de seu bando procuram impedi-lo de todas as formas.

Eis duas imagens capturadas do site da SBE:

Photobucket

Photobucket

Nas bancas italianas a partir de 02/04/2008.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Zagor Extra 6 - O Puma Sagrado

Photobucket



ZAGOR EXTRA 6 - O PUMA SAGRADO



Texto: Alessandro Russo



Desenhos: Cesare Colombi


Segundo uma lenda indígena, o Puma Branco é uma entidade que protege todas as tribos de Darkwood. É um ser sagrado, uma emanação terrena do Grande Espírito. Mas, para o Senador Catler, é apenas uma magnífica presa a exibir para seus amigos, um troféu para ficar em sua sala. E é com essa idéia que ele ruma para a floresta de Darkwood, disposto a trazer a cabeça do animal, mesmo que tenha de eliminar inocentes em seu caminho. Caberá ao Espírito da Machadinha dar um fim a essa situação. Porém, nem mesmo Zagor está preparado para o que vem a seguir. Fenomenal roteiro, lembrando o filme Predador, com arte realista do desenhista Colombi.


Revista publicada em 30/08/2004.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Zagor Especial 15 - Mohican Jack

Photobucket


Zagor Especial 15 - MOHICAN JACK

Texto: Nolitta * Desenhos: Donatelli

Mohican Jack foi o nome adotado pelo jornalista Jack Elworth para denunciar ao mundo o vergonhoso genocídio dos índios que o governo dos Estados Unidos cometia. Para alcançar seu objetivo e sacudir a opinião pública, ele arquiteta um "ataque suicida" que - paradoxalmente - vai contra os próprios índios que ele quer defender. A loucura lúcida de Mohican Jack se contrapõe a Zagor, que respeita a vida e a liberdade e persegue a grande utopia de mudar o destino dos mais fracos. O episódio acentua os acontecimentos históricos americanos reais do Século XIX, colocando a nu as contradições da lendária conquista do Oeste. O fio condutor desta aventura é o culto à personalidade de um líder, que faz os índios matarem em nome de seus ideais, e somente o Espírito da Machadinha pode mudar essa sombria situação.

6 de abril nas bancas

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Zagor Extra 5 - O Xamã Branco

Photobucket



ZAGOR EXTRA 5 - O XAMÃ BRANCO



Texto: Burattini



Desenhos: Marco Verni


Nicholas Sand é um homem muito bom e um médico excelente, que se encontra em meio a um extraordinário caso de intolerância, tudo por ter prestado atendimento médico a um índio em sua casa. Incitados pelo comerciante Golding, os moradores da cidade de Frame Cross fazem um violento protesto racial para expulsar o doutor e os índios da região. Para dar uma mão ao bom doutor, entra em cena Zagor e seu pançudo amigo mexicano.


Revista publicada em 30/07/2004.

Notícias importantes sobre a série Zagor Extra

O Portal TexBR divulgou, recentemente, importantes notícias sobre a vida editorial da coleção Zagor Extra no Brasil.

A partir do # 49, a série apresentará, em ordem cronológica, as aventuras extraídas do # 301 italiano. Nas palavras de Julio Schneider, um dos maiores especialistas brasileiros em quadrinhos bonellianos, "esta fase vai dos gibis italianos 301 ao 344, pulando as edições 336 a 338 (cuja história saiu no nosso Zagor Especial 5, "O Homem do Rifle"). Outros eventuais "pulos" ocorrerão para publicarmos os Almanaques italianos. Ou seja, com a série Extra teremos quase quatro anos em boa companhia zagoriana."

Para ler a notícia completa, clique aqui.

domingo, 6 de abril de 2008

Zagor Extra 4 - Caninos Vermelhos

Photobucket

ZAGOR EXTRA 4 - CANINOS VERMELHOS

Texto: Burattini - Desenhos: Chiarolla

No geladíssimo nordeste do Canadá, Zagor e Chico estão perseguindo dois latrocidas que cometeram crimes nos EUA e fugiram para aquele país. Além disso, os dois mataram o pai de um garoto, deixando este pra morrer congelado. Encontrado pela dupla de Darkwood, o menino Hans é levado para uma cidade próxima. Um estranho homem aparece e diz ao garoto que seu pai tinha um tesouro escondido e que só o cachorro de Hans, Tooth, poderia encontrar. Mas o cachorro foi vendido para participar de sangrentas lutas de cães.

Revista publicada em 30/06/2004.

Zagor grego 239

Photobucket

A capa acima é de uma edição grega de Zagor, provavelmente a de n. 239, lançada em 1975, no formato 12 x 17 cm.

A revista tem 48 páginas e foi feita em preto e branco e vermelho. Apenas 16 páginas são dedicadas ao nosso Espírito da Machadinha. As demais são preenchidas com James Bond e Capitan Miki.

Contém parte da história "Ameaça do espaço", vista por aqui em Zagor Globo 29 a 32.

Foi vendida por 20,50 Euros no ebay italiano.

sábado, 5 de abril de 2008

Zagor Extra 3 - A Ilha dos Demônios

Photobucket

ZAGOR EXTRA 3 - A ILHA DOS DEMÔNIOS

Texto: Boselli - Desenhos: Mauro Laurenti

O capitão Fishleg conta uma aventura em que ele e sua tripulação, ao lado de Zagor, acabaram indo parar em uma ilha misteriosa, não registrada em nenhum mapa. Conhecida apenas por lendas, como a de que é povoada por monstros, a ilha esconde mistérios, traições, um possível tesouro e muito mais. História completa, inédita e imperdível!

Revista publicada em 28/04/2004.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Zagor Extra 2 - A Corrida do Rio

Photobucket



ZAGOR EXTRA 2 - A CORRIDA DO RIO



Texto: Burattini - Desenhos: Della Monica


Numa das reuniões dos caçadores de Darkwood, é feita uma proposta singular: uma enorme carga de peles deve ser levada a um comerciante de Harrisburg, que pagará uma quantia irrecusável para o primeiro que lhe entregar a encomenda. O honesto Carpenter e o inescrupuloso Bridge se mobilizam para levar a desejada carga, mas Bridge lançará mão de todas as trapaças possíveis para barrar Carpenter e levar a bolada. Só que ele não contava que Zagor se pusesse ao lado de Carpenter nessa empreitada. Ação do começo ao fim, numa emocionante aventura escrita por Moreno Burattini, com a arte detalhista de Raffaele Della Monica.


Revista publicada em 30/04/2004.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Zagor Extra 1 - Nas Trilhas do Norte

Photobucket

ZAGOR EXTRA 1 - NAS TRILHAS DO NORTE

Texto: Boselli - Desenhos: Della Monica

HISTÓRIA INÉDITA E COMPLETA

Esta história se passa em 1830, e o roteirista Mauro Boselli teve o cuidado de manter a coerência e a realidade histórica, em mais um belíssimo trabalho desse que é considerado por muitos como o melhor roteirista da Bonelli Comics. Igualmente belos são os desenhos realistas de Raffaele Della Monica, nos quais as roupas, armas e outros detalhes nada ficam a dever às melhores fotografias de época. É uma aventura de Zagor jovem, tão jovem que Chico ainda nem estava ao seu lado. O criador de Za-gor-te-nay, Sergio "Guido Nolitta" Bonelli, confessou ter apreciado muitíssimo esta história, que, entre outras coisas, enfoca aquela minoria étnica representada pelos métis, que ele tanto preza e que já havia abordado em uma aventura de Tex. Uma aventura que nenhum zagoriano, ou apreciador de HQ, que se preza pode perder.

Revista publicada em 30/03/2004.

Comentários do Lisângelo Berti

O Amigo Lisângelo Berti escreveu o seguinte:

JR:
Parabéns pelo trabalho, eu sei como não eh facil arranjar todas estas imagens e disponbilizar no blog.
Uma pergunta: o foco do teu trabalho são unicamente as edições italianas?
Um resumo, e uma critica salutar, para as edições nacionais seriam bem-vindos!

Abraço,

Lisangelo

Lisângelo:

O Blog possui mais matérias referentes às edições italianas, porque eu tenho mais facilidade de encontrá-las. Por exemplo, quando divulgo a capa do mês de uma revista, eu tenho o trabalho apenas de traduzir o que está no site da SBE.

Além disso, creio que os internautas brasileiros não tenham tanto acesso às revistas italianas e o Blog seria uma boa fonte de consulta.

Em relação às edições da Mythos, também capturo no site da Editora o resumo da revista. O problema é em relação às outras editoras. Eu teria de parar e fazer um resumo e, como o tempo é escasso, isso vai sempre ficando para depois.

De qualquer forma, acesse a página http://zagorgigante.blogspot.com/2007/05/matrias-divulgadas-neste-blog.html e você vai ver tudo o que eu já inseri neste Blog sobre o Espírito da Machadinha e tem muita coisa sobre as revistas que saíram no Brasil.

Um forte abraço do JR, o BONELLIHQ.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Zagor 2 - Terror!

Photobucket


Zagor n. 2 , mensal - Terror!

Roteiro e argumento: Guido Nolitta e Gallieno Ferri

Desenhos e capa: Gallieno Ferri

Derrotados Kanoxen e seus Delaware, Zagor e Chico resolvem o mistério do totem dos Pés Negros, um ídolo maldito que mata quem tenta tirar os diamantes que o adornam. Logo depois, aproxima-se uma nova ameaça! Na floresta, há uma cidade aérea habitada por uma tribo de índios pigmeus: os espectrais Homens-morcego. Seu chefe é o grande Marcus, um ex-acrobata dotado de excepcionais faculdades hipnóticas e capaz de voar graças a asas especiais. Agora, por culpa sua, reina o medo na floresta!

Neste número: da pág. 3 à pág. 26, conclui-se a aventura precedente (de Nolitta/Ferri); da pág. 27 à pág. 75, “O totem desaparecido" (textos e desenhos de Ferri); da pág. 76 à pág. 130, "O homem-voador" (textos e desenhos de Ferri).

Em julho de 1986, essas aventuras foram republicadas em Tutto Zagor 2:

Photobucket

terça-feira, 1 de abril de 2008

Zagor 1 - Zagor

Photobucket


Zagor n. 1 , mensal - Zagor

Roteiro e argumento: Guido Nolitta

Desenhos e capa: Gallieno Ferri

Pleasant Point. Um pequeno amontoado de barracos na fronteira. É aqui que um gorducho marinheiro mexicano se desentende com James regab, um renegado que se aliou aos perigosos índios Delaware, guiados pelo feroz sakem Kanoxen. Os companheiros de Chico são massacrados pelos peles-vermelha, mas o mexicano se salva graças a um homem corajoso e indômito, que usa uma roupa incomum, e do qual se tornará um inseparável amigo: Zagor, o Senhor de Darkwood!

Neste número foi publicada a primeira parte da aventura "Encontro na Floresta".

Revista publicada em agosto de 1965, na Itália.

Em junho de 1986, para comemorar os 25 anos de lançamento do personagem, a Sergio Bonelli Editore lançou a coleção TuttoZagor, com revisões e correções da publicação original.

Abaixo, eis a capa de Tutto Zagor 1, já divulgada neste Blog:

Photobucket